A transformação digital nunca foi tão importante uma vez que, neste momento de crise e com a quarentena instalada afetando todos os segmentos, as estratégias físicas estão cada vez mais restritas e os consumidores estão cada vez mais conectados.
Além disso, as empresas precisaram repensar a atuação no detalhe, trazendo uma cultura digital com o objetivo de ganhar produtividade, alcance e continuidade dos lucros.
Essa transformação gerou uma mudança de mindset no mercado, tanto internamente quanto externamente para os clientes.
Nos últimos dois anos, 90% dos dados disponíveis no mundo foram criados e já existem pelo menos 14 bilhões de dispositivos móveis em uso no planeta. Esses números mostram o quanto a tecnologia está presente no cotidiano da maioria das pessoas atualmente.
A transformação digital ampliou a oferta de produtos e serviços, transferindo lojas físicas para e-commerce, e além disso, abriu precedentes para que muitas empresas fossem criadas a partir do digital. Alguns serviços de compartilhamento como Uber, AirBnB e Spotify são exemplos que já fazem parte do cotidiano da maioria das pessoas.
Vale ressaltar também, que cada um de nós está continuamente produzindo dados, sendo eles a partir de informações do Internet Live Stats, o Google processa em média mais de 80.000 consultas de pesquisa a cada segundo no mundo, o que representa mais de 5 bilhões de pesquisas diárias e 1,8 trilhão de pesquisas anuais.
A partir disso, chegamos a um dos grandes desafios: o que fazer com esse volume gigantesco de informação? E a questão não está na administração ou monitoramento, mas sim em como extrair inteligência dos dados.
Tudo isso tem provocado mudanças nas empresas, de modo que investir na digitalização dos seus processos não é mais um diferencial: é uma forma de fazer sua empresa sobreviver. Você pode implantar a transformação digital focando no planejamento estratégico da sua empresa de forma objetiva e específica, para melhorar a produtividade, fazer integrações, entregar mais sucesso aos clientes, dentre muitos outros.
Para que a sua empresa esteja inserida nesse contexto, a mudança deve ser de dentro para fora. Não é por que o mercado está dizendo que é importante, que apenas alguns conceitos simplistas devem ser aplicados, como estar nas redes sociais, ter um blog, passar a investir em Automação de Marketing, etc..
Cabe ainda pontuar, que antes de qualquer coisa, toda a equipe de gestão deve entender o momento e com sabedoria se capacitar. É importante destacar que a transformação digital foca na experiência do cliente, podendo assim se permitir segmentar melhor o público, abordando-o de forma personalizada e mais satisfatória para fidelizar essas pessoas, fazendo ofertas bem direcionadas.
Além disso, essa mudança permite melhorar os processos internos, tornando-os mais simples e eficientes. Isso motiva a equipe, que deixa de gastar energia com atividades desnecessárias e a ganhar mais produtividade.
A transformação digital, portanto, é importante para todas as empresas que desejam adquirir produtividade, adotar esse método significa fazer algumas mudanças em sua empresa!
Siga nossas dicas e seja sábio no mundo digital.
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.