O ano de 2020 revirou a vida de todo mundo.
Apesar do momento atípico que vivenciamos com a pandemia e o distanciamento social, o marketing digital viveu uma intensa transformação, e para 2021 seguimos assim, a todo vapor e sem caminho de volta.
Neste blogspot da /Sofi falaremos das tendências conceituais e comportamentais, assim como também abordaremos ferramentas e estratégias para que você faça acontecer aí no planejamento da sua empresa.
Se você quer se aprofundar mais sobre o marketing digital, adquirir sabedoria e colocá-la em prática em 2021, preste atenção nas dicas que daremos a seguir:
/Valorização da ferramenta marketplace
/Crescimento de criadores de conteúdo nas redes sociais
/Avanço das vendas online
/Chatbot
Valorização da ferramenta Marketplace
O marketplace é uma ferramenta de negócios que modernizou o mercado do e-commerce. Em outras palavras, o marketplace conecta oferta e demanda. Essa ferramenta possui dois níveis de acesso: um no qual os vendedores oferecem seus produtos ou serviços, e outro no qual os clientes podem visualizar as ofertas.
Hoje em dia temos essa ferramenta dentro da plataforma do Facebook, que funciona exatamente como um shopping virtual. Ou seja, trata-se de uma plataforma online que reúne vários vendedores ou prestadores de serviços em um só lugar. Nela, os clientes podem comparar os profissionais e escolher qual se adequa melhor às suas necessidades.
No mundo todo, cerca de 800 milhões de usuários já usam o Marketplace do Facebook em 70 países, como informou o próprio Mark Zuckerberg à CNET.
Além disso, geralmente esse modelo de negócios foca em um nicho de mercado específico, ou seja, existem marketplaces de diversos segmentos, como alimentação, imóveis, carros, vestuário entre outros. Desta maneira fica mais fácil atingir o público-alvo e fidelizar clientes.
É inegável a importância e fortalecimento que os marketplaces tiveram nos últimos anos, e principalmente em 2020. Muitas lojas virtuais e principalmente pequenos comerciantes se renderam à oportunidade de vender seus produtos e serviços em marketplaces. A entrada de fabricantes em marketplaces, conhecido como M2O, está apenas começando e certamente se fortalecerá ainda mais neste ano.
Crescimento de criadores de conteúdo nas redes sociais
O User Generated Content (UGC), que significa conteúdo gerado pelos usuários, tende a se fortalecer em 2021 pelo fato das marcas perceberem o poder da influência de usuários comuns. Assim, as experiências reais com a marca destas pessoas influenciarão ainda mais outros consumidores.
Afinal, as pessoas sempre vão confiar mais em pessoas como elas do que nas divulgações das marcas e “grandes” influencers digitais.
Desta forma, eles podem ser classificados como micro influenciadores, com um alcance baixo, mas alto poder de influência por serem espontâneos, próximos e confiáveis.
Durante a pandemia, quando as pessoas estavam carentes de conexões humanas, algumas marcas souberam estimular o UGC de maneira sábia e envolver os consumidores através de desafios, lives e etc.
Avanço das vendas online
O distanciamento social em função da covid-19 fez muita gente descobrir o e-commerce no ano passado. Embora na maioria dos lugares o funcionamento do comércio tradicional tenha sido retomado, nada indica que as vendas online vão parar, pelo contrário a expectativa é de grande avanço neste ano.
Apesar das principais categorias de produtos vendidos no e-commerce devam se manter as mesmas, existe uma tendência de que novas sejam agregadas com mais força neste ano. É o caso dos produtos de consumo rápido.
A possibilidade de comprar literalmente um produto da onde estiver, é um dos sinais que os consumidores têm dado às vendas online. Isso fez com que os métodos de pagamento se tornassem mais flexíveis para dar acesso aos clientes estrangeiros.
O distanciamento social não significa o fim do comércio. Ao contrário, é a aceleração de algo que era inevitável: a expansão frenética do e-commerce.
Chatbot
Devido ao avanço da Inteligência Artificial e do processo de digitalização das empresas, os chatbots, também conhecidos como robôs digitais, tendem a ser cada vez mais eficazes na resolução de problemas no atendimento com os clientes. No ano de 2020, mais de 100 mil bots já foram criados, o que aponta um crescimento de 68% em comparação a 2019, segundo uma pesquisa realizada pelo Mapa do Ecossistema Brasileiro de Bots.
A maior finalidade na demanda por chatbots é o atendimento ao cliente, correspondendo a 64%, ainda de acordo com dados da pesquisa. Além disso, 96% das empresas que desenvolvem robôs, em texto, utilizam o diálogo aberto e a conversa guiada por botões. Com isso, podemos entender que a humanização dos chatbots não para em 2020, mas continua como tendência neste ano, e está relacionada principalmente em manter uma conversa fluida, sem fricções na interação e na resolução rápida das demandas do consumidor de maneira sábia.
Conclusão
Agora que você já adquiriu um pouco mais de sabedoria sobre as tendências do marketing digital para este ano é hora de colocá-las em prática.
Continuem seguindo as dicas da /Sofi, pois iremos abordar diversos temas que vão ajudar seu 2021 a decolar no mundo digital.
Então é isso, nos vemos no próximo blogspot, se preparem para as mudanças desse ano, pois apenas assim você e sua empresa estarão preparados para surfar em qualquer onda de maneira sábia!
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.