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O famoso conceito dos 4ps do marketing

O 4Ps do Marketing é um conceito muito famoso, que resume os quatro pilares básicos de estratégias de marketing, que são: praça, preço, produto e promoção e em inglês: Placement, Price, Product, Promotion. 

A origem do conceito também conhecido como Mix de Marketing ou Composto de Marketing, foi no ano de 1960 criado pelo professor Jerome McCarthy em seu livro “Basic Marketing “. O método ficou bastante conhecido graças aos estudos de Philip Kotler, que complementou a teoria e conferiu a ela um caráter mais prático, definindo-a como um conjunto de ferramentas aplicáveis ao marketing em empresas.

Os quatro (4) definem como a marca vai atingir o seu público-alvo e se posicionar no mercado para alcançar seus objetivos, os consumidores mudaram, as transformações se aceleram, mas os 4 Ps do Marketing continuam sendo um dos principais frameworks do planejamento das estratégias das empresas.

É claro que esse conceito, criado na década de 1960, já passou por diversas revisões, principalmente para se adaptar à era digital, mas eles seguem embasando as decisões das empresas mundo afora. No blogspot de hoje da /Sofi iremos apresentar os 4 Ps do Marketing para que você saiba como utilizar na sua empresa.

/Praça

De forma geral, a praça, ou ponto de venda, diz respeito aos canais de distribuição e logística do produto ou serviços da empresa para o consumidor final, ou seja, onde o produto é oferecido. Sejam eles físicos ou virtuais, é por meio deste P que você define como o produto vai chegar até o consumidor.

A definição das estratégias de distribuição depende muito do tipo de produto ou serviço, das possibilidades de logística, dos custos envolvidos, do tempo de entrega, do número de intermediários e das opções de canais de venda da empresa.

Um negócio pode optar por vender em lojas próprias ou em lojas multimarcas, vender em lojas físicas ou no e-commerce, fazer entregas ou oferecer a retirada na loja física, ou adotar vários canais diferentes e utilizar uma estratégia de omnichannel que integra todos os canais de venda da empresa para oferecer uma melhor experiência ao consumidor.

/Preço

O preço é o valor de venda do produto, o quanto ele custa para a aquisição pelo cliente. Essa definição é importante não apenas para o sucesso de um negócio, mas para a sua sobrevivência. O preço (valor percebido), deve ser formado com base na estrutura de custos da sua fabricação, tributação e venda, além de ser o único P que gera receita para a empresa, é uma das definições essenciais do Mix de Marketing.

Esse pilar envolve um forte componente psicológico, já que o consumidor faz uma avaliação do custo-benefício que envolve aspectos emocionais e até inconscientes, ou seja, quanto maior é a percepção de valor do produto, mais ele se dispõe a pagar.

Uma dica que damos é: “Fique sempre de olho nas movimentações de mercado para ajustar seus preços quando necessário, já que é um fator flexível e fácil de ser alterado para manter seu posicionamento”. Porém tome cuidado, pois não é recomendado variar o preço com muita frequência e sem necessidade, já que pode confundir a percepção do consumidor.

/Produto

O Produto refere-se àquilo que a empresa oferece para sanar um ponto de dor ou uma necessidade do consumidor, ele pode ser tangível (objetos e bens de consumo) ou intangível (serviços e informações).

Portanto, nas decisões de serviços as empresas devem considerar essas particularidades. Se não tem embalagem nem materialidade, é preciso tangibilizar o serviço nos materiais de comunicação, no ponto de venda e no trabalho dos funcionários. 

É preciso variar na execução, qualificar e personalizar o atendimento para criar uma melhor experiência para o consumidor!

/Promoção

O último “P” diz respeito à promoção que engloba todo o plano de comunicação, divulgação, estratégias de aquecimento das vendas e execução de estratégias de marketing de uma empresa. 

A Promoção tem o sentido de promover uma marca e o que ela oferece, de modo a fazer dela uma escolha natural de consumo para o seu público, além disso, também oferece estratégias para estimular a demanda pelo produto junto ao público-alvo.

Esse pilar é responsável por ligar a marca ao público-alvo, despertando o interesse e criando a expectativa do consumidor sobre os atributos tangíveis e intangíveis do produto, então quando experimentam o produto ou serviço, essa expectativa deve se cumprir. 

As estratégias de promoção devem estar alinhadas ao que o produto entrega, caso contrário, gera a insatisfação do cliente. Portanto, os 4 Ps do Marketing são muito importantes para qualquer segmento. Você pode dar relevância e adaptar o framework à realidade e às necessidades do seu negócio.

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